Dependência Química

Dependência química é uma doença de condição física e psicológica, causada pelo consumo abusivo de substâncias psicoativas. É uma patologia que não possui cura mas que possui tratamento, baseado em um processo complexo de desintoxicação e conscientização, sendo o foco principal a sobriedade e a manutenção da mesma. Existem inúmeros fatores que diferenciam cada caso de quem sofre com a doença, e diferente da maioria das enfermidades, a dependência química não adoece só a pessoa em questão, mas que também afeta e prejudica todas as pessoas próximas à ela. Há muito a se dizer e ainda há muito a ser descoberto, mas definitivamente é um quadro extremamente perigoso. Informe-se a respeito e conheça tudo sobre a dependência química através de profissionais especializados.

Existem quatro fases principais dentro da evolução da doença, sendo elas:

  • Fase I - Nesta fase o uso de substâncias psicoativos ainda é controlado, podendo ser citado como "social" - ainda não houveram problemas causados por conta do uso e ainda não há síndrome de abstinência - neste caso o tratamento indicado é orientação por conta de um profissional adequado.

  • Fase II - Na segunda fase já houve o aumento de uso de substâncias psicoativas e casos de abuso, os problemas por conta do uso já começaram a aparecer e há uma leve síndrome de abstinência - para esta situação o tratamento indicado é a Psicoterapia.

  • Fase III - Já na terceira fase o dependente químico está com problemas evidentes por conta do uso de substâncias psicoativas, faz uso intenso e possui síndrome de abstinência completa - neste caso o tratamento necessário é continuado e amplo envolvendo uma série de fatores complexos.

  • Fase IV - Na quarta fase ocorre o agravamento dos problemas que inicialmente foram gerados pelo abuso de substâncias psicoativas, há diminuição do uso e síndrome de abstinência intensa; nesta fase, o dependente não receba o tratamento adequado ele pode acabar desenvolvendo um estado de loucura ou morrer de forma prematura. 

Para mais informações sobre Dependência Química, suas causas, tratamentos e mais orientações clique aqui.

© 2018 by Interstatus

Logo IS.png