Dia do Alcoólico Recuperado: Depoimentos

December 9, 2019

 

      Hoje, dia 09 de dezembro, é comemorado no Brasil o Dia do Alcoólico Recuperado, que tem o intuito de celebrar e parabenizar aqueles que estão se mantendo firmes com sua sobriedade, permanecendo abstêmios em relação ao consumo de álcool.


       Separamos alguns depoimentos de pessoas reais que estão conseguindo vencer essa causa com o auxílio de tratamento psicológico, mas antes disso, vamos falar mais um pouco sobre de onde surgiu essa data comemorativa. 


A origem do Dia do Alcoólico Recuperado 


     O Dia do Alcoólico Recuperado foi estabelecido em São Paulo, no ano de 1980, através de decreto municipal, levando em consideração a força de vontade e a resiliência daqueles que lutam diariamente para se manter sóbrios. O alcoolismo é uma doença, e para aqueles que sofrem desse mal, se manter longe do vício é uma tarefa árdua. Tal data merece comemoração por conta de tudo que se engloba no contexto da patologia: enquanto na ativa, a doença gera perigos para a sociedade, para a família e para o próprio indivíduo.


     A data comemorativa se tornou uma data nacional e mundial, sendo um dos assuntos mais lembrados e comentados nas redes sociais, fazendo com que haja uma mobilização mundial em favor ao combate do vício. 


O alcoolismo é uma doença


     Assim como já citamos, alcoolismo é uma doença. O usuário perde o controle de suas próprias ações, sem a capacidade de medir as consequências de seus atos, ou simplesmente sem se preocupar com elas. Eventualmente, o usuário pode passar a ficar totalmente dependente da substância, passando por crises de abstinência severas caso o mesmo não a consuma. O álcool é considerado uma droga lícita, sendo consequentemente de fácil acesso para toda a população. Não se deixe enganar pelas aparências e por discursos: o álcool afeta diretamente toda a população mundial - independente de raça, religião, cultura e sexo. 


     Segundo pesquisas, o álcool afeta as regiões do cérebro responsáveis pelas habilidades motoras, pelo aprendizado e pela memória. Infelizmente, o alcoolismo não traz somente graves consequências em relação a saúde dos alcoólatras, mas também, provoca situações sociais embaraçosas, sendo até um motivador da violência, doméstica ou não. Como uma consequência de ainda maior gravidade, provocar acidentes de trânsito ou de trabalho, podendo chegar a causar fatalidades.


Depoimentos 


     O alcoolismo se trata de uma doença hereditária, sem cura, em que há somente o controle através de tratamento, principalmente psicológico, baseado em um processo complexo de total desintoxicação e conscientização, sendo os focos principais a sobriedade e manutenção de si mesmo. Pode haver internação ou não, dependendo o grau e estágio do paciente, mas independente da situação, é sempre uma missão de resgate a si mesmo.


     O apoio de amigos e familiares é de extrema importância para o paciente nesse momento, até porque o alcoolismo não atinge somente o alcoólatra, mas também, todos que estão a sua volta.
Em comemoração ao Dia do Alcoólatra Recuperado, separamos alguns depoimentos de pessoas reais que passaram por esse processo e estão em busca de mudanças significativas em suas vidas e nas pessoas que as cercam:
 
     A minha vida mudou completamente após iniciar esse tratamento. Agradeço primeiramente a Deus e em seguida ao acolhimento psiquiátrico/psicológico que tive e tenho até hoje, somados a atividade física e a minha vontade de viver. 


     Hoje posso dizer que tenho uma nova qualidade de vida e assim voltei a conviver melhor com meus familiares e amigos, garantindo um desempenho melhor até em minha empresa.                                                                                                                        
                                                                                                                              Paciente I


     Há um tempo atrás decidi ficar limpo, sem drogas e sem álcool. Tenho poucas lembranças dessa época, mas das últimas vezes que bebi, cai no chão e passei muito mal, e então percebi que não me bastava, a minha vida valia mais que isso. 


        Foi uma mudança necessária para minha própria sobrevivência. 


     A socialização com amigos e familiares que me fazia beber, não me atraía mais. Se você quer estar limpo, deve se manter limpo! Atualmente minhas ferramentas para o tratamento são medicamentos, consultas com psiquiatra e neurologista, e principalmente com minha psicóloga! 


     Ela me ajuda a entender os problemas que passei e passo no dia a dia e como posso superá-los. Faz um retrospecto da minha vida e uma projeção para o futuro. 


     Isso me motiva a enfrentar a realidade e colaborar com minha recuperação e andamento da vida atualmente, me dando mais segurança. 


     Faz exatamente 16 anos que renasci e estou limpo de drogas e 14 anos limpo de álcool. Hoje posso dizer que sou uma nova pessoa!
                                                                                                                                                                                                                                                        Paciente II 

 

     No começo é difícil largar algo que é um vício e você tem o hábito de consumir sempre. Mas posso dizer com toda a certeza que minha vida mudou completamente para melhor depois que consegui largar o álcool e as drogas. 


     A terapia foi um passo muito importante para isso acontecer, me ajudando a entender meus princípios e substituindo esse hábito ruim por outros melhores e saudáveis. 


     Hoje sinto meus pensamentos fluírem com mais leveza, livre daquilo que a droga me fazia ser prisioneiro. 
                                                                                                                              Paciente III 

 

 

Trate sua mente, salve sua vida!


     Informe-se a respeito e conheça tudo sobre a dependência química através de profissionais especializados.

     Para saber mais sobre meu trabalho, estou à disposição.


Atendo de maneira online ou presencial.
Agende uma pré-consulta agora mesmo pelo telefone: (11) 99538-7111.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

TDAH - 32 Sintomas de TDAH Adulto

May 16, 2018

1/3
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2018 by Interstatus

Logo IS.png