Esperança é a cura para manter-se bem

July 20, 2020

 

 

                  É comum a rotina da maioria das pessoas ser corrida e estressante. Mas, você sabia que alguns estudos revelam que, pensamentos cultivados podem influenciar positivamente ou negativamente em nossa saúde? E os sentimentos também, ou seja, sempre que possível, é importante cultivar pensamentos e sentimentos bons, assim, você poderá manter sua saúde em dia. Caso você ainda não esteja entendendo sobre o assunto, continue a leitura.

 

                 Cortisol é um hormônio liberado pelo nosso organismo quando entramos em situações de estresse, mas, em altas doses, esse hormônio pode inibir o funcionamento das defesas do organismo. Um estudo da Universidade de Wisconsin, divulgado em 2004, observou que pacientes mais otimistas quanto ao seu tratamento tendem a apresentar níveis mais baixos de cortisol em relação aos mais pessimistas. 

 

                 Maiores períodos de melancolia e irritabilidade podem influenciar a secreção de alguns hormônios. Além de que, hormônios associados ao estresse têm grande influência até em nossa memória! Quando você está muito estressado, eleva-se o nível de hormônios secretados, influenciando negativamente o processo de consolidação da memória, segundo o neurocientista Cammarota, do Centro de Memória da PUC de Porto Alegre.

 

                 De acordo com a psicóloga Susan Andrews, a longo prazo, a secreção do cortisol pode matar até 25% dos neurônios do hipocampo. Essa é a parte do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado. “Por isso, quando estamos muito estressados e irritados, ficamos confusos e esquecidos”, explica.

 

                 Engana-se quem pensa que já acabou, o nosso coração também funciona bem melhor quando estamos com o humor bom, cultivando pensamentos bons e esperança. Pessoas otimistas apresentam 55% menos risco de contraírem doenças cardíacas. Com uma alta dose de stress, ansiedade, raiva e sentimentos similares podem fazer o coração bater rapidamente, aumentando a pressão arterial, acelerando, assim, a possibilidade de um infarto. Chega a dar um certo medo não é mesmo? Pois é por isso que estou aqui hoje, para falar com você sobre stress e esperança.

Afinal, o que é esperança?

 

                 Pessoas com alto nível de esperança tendem a ver as situações estressantes como desafiadoras ao em vez de ameaçadoras, o que ajuda a reduzir o estresse.

 

                 Há quem diga que esperança é apenas desejar que as coisas aconteçam, mas não. Esperança é um processo cognitivo de natureza motivacionais, que te direciona para alcançar e traçar novos objetivos. Além de refletir a percepção do indivíduo quanto a sua capacidade de definir objetivos relevantes e desafiadores, ajuda a encontrar o caminho para alcançar seus objetivos, com o senso de iniciativa para perseguir e conquistar a meta traçada.

 

                 Como citamos ali em cima, manter seus pensamentos positivos diante de situações diárias influenciam muito na saúde do seu corpo. Não é diferente quando você transborda esperança.

 

                 Ela contribui para manter os estados fisiológicos saudáveis em meio ao estresse que podemos passar durante uma perda significativa, além de elevar a competência imunológica do organismo.

 

                 Diante do cenário que estamos vivendo atualmente, com desemprego, perdas familiares, contatos, lazer e liberdade, é comum notarmos um pouco de ansiedade diferente da que talvez, poderíamos ter antes. Em tempos de crise, as pessoas podem sucumbir a ansiedade e depressão involuntariamente, tornando o fardo mais difícil de ser carregado.

 

                 A esperança é um fator de proteção contra a ansiedade. Quem tem esperança, consegue agir de modo mais pró ativo em situações de vulnerabilidade, insegurança e incerteza – e ajuda o individuo a manter-se motivado, sustentando ações necessárias para atingir seus objetivos e a superar obstáculos.

 

Mantenha-se positivo

 

                 Pessoas com disposição para ver o lado positivo da vida e cultivar esperança, tendem a cuidar mais de sua saúde, praticar exercícios e se alimentar melhor. Pois, acreditam na possibilidade e se esforçam para alcançar e conquistar seu objetivo. A maioria das pessoas pessimistas que não acreditam na possibilidade, desistem facilmente.

 

                 Em resumo, os pensamentos e sentimentos que cultivamos têm muita influência no nosso corpo. Ainda que não haja relação direta com hormônios e elementos químicos do nosso organismo, nossa forma de ver a vida pode ter um impacto significativo sobre as atitudes que tomamos diante de cada situação.

 

                 Portanto, sinta o prazer de viver, sinta a felicidade dentro de você. A esperança existe! Busque e acredite. A força vem de dentro de você. Comande seus pensamentos, pense positivo, procure motivar sempre a energia positiva que se encontra aí.

 

Nunca se esqueça que é preciso acreditar, para tudo ficar bem – e vai!

 

 

 

 

 Créditos (Sociedade Brasileira de Coaching).

 

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