Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação


A autoaceitação é quando o indivíduo assume quem ele realmente é, sabe quais sãos suas qualidades, defeitos e características, de modo que ele abrace sua essência e trabalhe seus pontos fracos para evoluir e se sentir confiante diante da vida.


A falta dessa habilidade pode influenciar na plena realização pessoal. Por isso, é muito importante trabalhar o autoconhecimento para se fortalecer emocionalmente e buscar o que almeja.


Por que é importante aceitar quem você é?


Todos, mesmo em condições genéticas semelhantes, somos diferentes, de modo que cada pessoa traz dentro de si um universo próprio e cheio de competências a serem exploradas e desenvolvidas.


É isso que faz com que o processo de convivência seja especial, pois, com o outro, podemos aprender e transmitir conhecimento. Compreenda que você é um ser único e especial, que tem a chance de aprimorar suas aptidões e transformar o mundo à sua volta.


Quando você entende essas questões e se empenha em trabalhar mais no autoconhecimento emocional, consegue ver em si mesmo o devido valor e tem forças para seguir e conquistar seus objetivos.



Desenvolva a autoaceitação


Evite comparações

Como vimos, cada pessoa é especial e única, inclusive você. Por isso, evite se comparar com os outros, seja em aparência ou no comportamento. Quando você faz isso, pratica a

autossabotagem e cria padrões internos que não lhe favorecem.


Desse modo, faça o oposto e procure entender mais sobre você, quais sãos seus pontos fortes e como trabalhá-los. Compare-se com sua própria versão anterior e reveja quais foram os erros, conquistas e aprendizados adquiridos.

Rompa os padrões de perfeição.

Todos nós somos compostos de defeitos e qualidades, desse modo, não existe padrão do que é perfeito, pois nenhum ser é. Pare de se cobrar em relação a essas questões. Relaxe, afinal, a vida é para ser aproveitada a cada minuto. Valorize suas características pessoais, pois foi por causa delas que você chegou até aqui.


Com elas, você alcançou suas conquistas e fortaleceu laços de amizade e relacionamento. Entenda que você tem qualidades únicas que lhe permitirão deixar um grandioso legado durante sua jornada.


Conheça mais sobre você

Para que você aceite sua personalidade, é necessário saber quem você é! Isso envolve compreender de maneira profunda, quais são seus gostos, interesses, defeitos e qualidades.


Para que você possa visualizar cada uma das categorias, faça um lista e analise suas preferências pessoais e atitudes. Assim, será possível aprimorar seus pontos fortes e recondicionar seus hábitos improdutivos.


Trabalhe sua autoestima

A autoestima é o jeito como você se vê, então, procure desenvolver um olhar mais positivo em relação a si mesmo, valorizando suas características principais, conquistas e desafios vencidos.


Quando você trabalha isso internamente, acaba alterando também o modo como o mundo ao seu redor te vê. Por isso, faça uma mudança de pensamento e transforme seu eu em um ser positivo e determinado.




Crédito: Sociedade Brasileira de Coaching

Featured Posts
Recent Posts