Elevando a autoeficácia

August 25, 2020

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante, que é a crença na nossa capacidade de realizar metas. Essa crença, esse conceito, que é chamado de autoeficácia foi desenvolvido pelo Dr. Albert Bandura, da Universidade de Stanford. É essencial que a gente tenha essa crença, essa certeza que a gente consegue transformar a realidade atual e construir um futuro mesmo estando numa situação muito desafiadora.

 

Você pode estar se perguntando será que é possível ter autoeficácia, ter essa certeza que você vai conseguir realizar suas metas mesmo sem tendo o controle de nada a sua volta? Sim, é possível!

 

E o primeiro passo é exatamente esse, usar a autoeficácia para lidar com essa sensação de impotência e desamparo. Melissa Hladek que é professora da escola de enfermagem de Johns Hopkins, um centro de excelência mundial em medicina, lança um desafio, para a gente aumentar a autoeficácia para que a gente eleve nossa autoconfiança para lidar com a crise.

 

Ela diz o seguinte, nós temos um coach interior é que este coach é capaz de ajudar as outras pessoas e a si mesmo para aumentar a autoeficácia. Segundo ela, o coach nos inspira, nos guia, nos encoraja a ter sucesso naquilo que nos propomos a fazer, isso é especialmente verdadeiro quando como agora estamos vivendo por mares nunca navegados.

 

Autoeficácia é o combustível que nos estimula a alcançar um objetivo, atingir a alta performance e obter resultados cada vez melhores.

 

O conceito de autoeficácia tem sua origem na teoria social cognitiva elaborado pelo psicólogo Albert Bandura, professor da Stanford University, de uma maneira bem simples podemos definir a autoeficácia como um julgamento que cada pessoa faz da sua capacidade para realizar alguma ação específica ou um conjunto de ações ou seja: a crença em sua capacidade de atingir objetivos.

 

A autoeficácia afeta o modo de como o indivíduo pensa e age, assim dependendo da tarefa que vai executar, pode se sentir com uma autoeficácia mais elevada ou mais baixa, o que determina o quanto de motivação terá para realizar a atividade.

 

O que você ganha ao aumentar a autoeficácia? São inúmeras as melhorias tanto pessoais quanto profissionais. No âmbito profissional, a principal delas é o aumento de confiança em relação às forças e habilidades. Ao elevar o nível de autoeficácia o profissional trabalha com mais afinco e plenitude e apresenta menos reações emocionais adversas ao lidar com as dificuldades.

 

A autoeficácia também está atrelada ao aumento do bem estar e ao florescimento pessoal, isto porque, como explica Bandura, a crença na própria eficácia pode influenciar as pessoas emocionalmente diminuindo o nível de estresse, ansiedade e depressão.

 

Exercício para melhorar sua autoeficácia:

  • Quais são seus objetivos?

  • Quais são seus obstáculos?

  • O quanto você acredita que é capaz de atingir seus objetivos?

  • Você tem autoeficácia em relação aos desafios que enfrenta?

Liste algumas conquistas positivas importantes que já realizou na sua vida.

 

Escolha qual representou seu maior desafio, diga por que essa conquista foi importante para você, lembre como você se sentiu quando obteve essa grande vitória.

 

Liste o que mais o ajudou a ter sucesso nesta mudança (suas forças, crenças, seus recursos, comportamentos, suas atitudes, estratégias, seus valores).

 

Por fim, pense em como você pode usar todos esses recursos para superar o desafio que você está enfrentando agora.

 

Em relação aos seus objetivos atuais, escolha uma pequena ação inicial, simples e com prazo definido, para marcar sua decisão de entrar em ação.

 

Lembre-se todos os seres humanos, tem a capacidade de superar limites que acreditar possuir, porém do mesmo modo cada um pode construir a crença de que é limitado para enfrentar algumas situações.

 

Dependendo do seu nível de autoeficácia, você pode precisar recorrer a um conjunto mais amplo de intervenções, busque ajuda se for preciso.

 

Crédito: Flora Victoria – Sociedade Brasileira de Coaching

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

TDAH - 32 Sintomas de TDAH Adulto

May 16, 2018

1/3
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2018 by Interstatus

Logo IS.png