5 passos de como ser feliz segundo a Psicologia Positiva

September 8, 2020

 

 

 

Qual o verdadeiro conceito de felicidade pra você? Será que é realmente possível alcançá-la e mantê-la continuamente? Começarei falando um pouco sobre a felicidade segundo ensinamentos da bíblia e estudos da ciência.  

 

O conceito de felicidade pela Bíblia

 

Sensação de contentamento espiritual, que o acompanhará em situações de:

·         Vitória;

·         Perigo;

·         Angústia de vida.

 

Dando-lhe:

·         Equilíbrio;

·         Paz de espírito;

·         Tranquilidade.

 

Quando a fé e a conduta do Cristão estão equilibradas, resultam em felicidade. Jesus mostra algumas características que geram felicidade. Mt 5. 8-11.

 

·         Humildade;

·         Justiça;

·         Misericórdia;

·         Espírito Apaziguador;

 

Felicidade é:

·         Desfrutar de tudo o que Deus lhe deu e não se lamuriar pelas coisas;

·         que lhe foram tiradas ou recusadas (Mt 6.33-34);

·         Confiar na onisciência e soberania de Deus;

·         Vem da obediência diária e da fé no senhor.

 

O conceito de felicidade para ciência

 

Segundo os princípios da área da Psicologia Positiva, mais do que ter momentos bons e alegria, esse status pode ser mantido de maneira vitalícia, mesmo em meio a desafios e obstáculos. Isso acontece devido a uma mudança de hábitos e do modo de encarar as situações de adversidade.

 

Lembrando que essas convicções de como ser feliz de verdade, são aplicadas para a felicidade autêntica, que é trabalhada não por meio de bens materiais ou de outro indivíduo, mas, sim, dentro de si mesmo, no universo pessoal de cada ser.

 

O que é a Psicologia Positiva?

 

Difundida pelo psicólogo norte-americano Martin Seligman em 1990, esse nicho da psicologia propõe trazer uma nova abordagem para a maneira de como conseguir ser feliz e lidar com as emoções e momentos do dia a dia.

 

Nessa concepção, uma pessoa que mantém pensamentos e atitudes otimistas, mesmo perante as adversidades, se torna mais feliz, realizada e consegue superar os conflitos com mais rapidez e eficiência.

 

O foco central deve ser sempre os pontos benéficos e que proporcionam bem-estar.

 

5 passos de como ser feliz segundo a Psicologia Positiva

 

Para que você alcance mais harmonia e qualidade de vida, conheça as ferramentas que permitem ter mais felicidade de acordo com a ciência.

 

1. Invista em uma vida prazerosa

 

Como posso ser feliz? O primeiro passo é se permitir experimentar com mais intensidade sentimentos como esperança, alegria, gratidão e paz em todos os âmbitos. Para isso, é necessário criar na rotina, hábitos em que você consiga valorizar essas situações com mais frequência.

 

Isso pode ser aplicado projetando positivamente suas emoções do passado, presente e futuro. Para o passado, é importante ressignificar situações desconfortáveis e focar em bons momentos, sempre tentando revivê-los.

 

Para o presente e o futuro, é importante cultivar expectativas boas sobre os acontecimentos e centralizar-se nos prazeres vitalícios, que são mantidos ao longo do tempo, como momentos com a família, por exemplo. Esse é o primeiro passo de como ser feliz na vida.

 

2. Construa uma boa vida

 

Qual a sua missão de vida? O segundo conceito para desenvolver a felicidade trata-se exatamente disso. Por isso, desafie-se a vivenciar ocasiões que promovam engajamento, motivação e dedicação.

 

Desse modo, defina metas e corra atrás de seus objetivos pessoais e profissionais. Em certos momentos, não é fácil superar a zona de conforto, mas se estimule a evoluir e conquistar seus sonhos e realizações.

 

3. Dê significado à sua vida

 

Você já parou para pensar que legado deixará? Procure fazer com que suas atitudes contribuam para o seu bem e o de todos ao redor. Procure analisar o que você pode fazer para contribuir para a evolução do outro.

 

Afinal, quando você desenvolve esse comportamento, promove o seu próprio crescimento e do indivíduo, construindo resultados positivos, que vão lhe impulsionar para uma vida mais feliz e harmoniosa.

 

4. Desenvolva a gratidão

 

Você já ouviu falar no poder da gratidão? Essa competência de agradecer pelos acontecimentos e oportunidades que lhe foram concedidos ao longo da vida ajuda você alcançar uma maior qualidade de vida, cultivando a felicidade.

 

Aplique essa valiosa ferramenta no início e no fim do dia, construindo uma lista com cinco itens pelos quais você é agradecido ao universo e terá uma visão de mundo mais próspera e realizada.

 

5. Aproveite cada momento do seu dia

Cada situação que você experimenta é única e deve ser valorizada. Por isso, sempre que estiver vivendo um tempo feliz e saudável, permita-se imergir nesse momento, focando nas sensações que você recebe ao realizar a atividade.

 

Sinta e memorize intensamente as emoções que ele transmite. Além disso, faça uma lista de como você se sentiu diante daquilo. Viver e lembrar-se de boas situações vai projetar você a uma plenitude e felicidade sem igual.

 

 

 

“Ser feliz e não ter medo dos próprios sentimentos

É saber falar sobre si mesmo

É ter coragem de ouvir um “não”

É ter segurança para ouvir uma crítica, mesmo que injusta

É reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise

Ser feliz é deixar de vítima de problemas e se tornar um autor da sua própria história

Para ser feliz é preciso saber viver...”

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

TDAH - 32 Sintomas de TDAH Adulto

May 16, 2018

1/3
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2018 by Interstatus

Logo IS.png