Equilíbrio emocional - aprenda a desenvolvê-lo

September 15, 2020

 

EQUILÍBRIO EMOCIONAL

 

Tudo que sentimos e presenciamos pode nos afetar de maneira positiva ou negativa. Para que seja possível ter uma vida mais saudável e produtiva, precisamos desenvolver o equilíbrio emocional, pois ele será responsável por processar de maneira adequada cada sensação.

Com tantos sentimentos de estresse, ansiedade e tristeza que podemos sentir em diversas situações, estar em harmonia com todos eles não parece uma tarefa fácil. Por isso, hoje você aprenderá a desenvolver o equilíbrio emocional para que consiga melhorar a qualidade de vida e bem-estar.

 

O que é o equilíbrio emocional?

 

Mas, afinal, o que é equilíbrio emocional? Essa habilidade consiste em ter a capacidade de domínio sobre os pensamentos e ações em meio a influências emocionais, tendo o controle total da mente, administrando e gerindo essas emoções de maneira racional e harmonizada.

Desse modo, o equilíbrio emocional é responsável por manter sua saúde mental mesmo em momentos difíceis e dolorosos, lhe permitindo agir racionalmente e prevenindo desgastes mentais e psicológicos.

 

Benefícios de se desenvolver o equilíbrio emocional

 

Segundo os dados da última pesquisa divulgada em 2019 pela Isma-BR, representante local da International Stress Management Association, os transtornos psicológicos ocupam o segundo lugar em causas de afastamento do trabalho.

 

Por isso, é de extrema importância manter suas emoções em harmonia. O desenvolvimento do equilíbrio emocional te ajudará a trabalhar seu processo de autoconhecimento, além de diminuir crises de estresse, ansiedade, e prevenir doenças psicossomáticas.

 

Desenvolva o equilíbrio emocional

 

Para que você consiga ter total controle dos sentimentos, separamos algumas dicas de como manter o equilíbrio emocional. Confira abaixo nossas recomendações para desenvolver essa habilidade.

 

Pare e reflita antes de agir
 

Durante algum momento de extremo desequilíbrio, precisamos parar para refletir sobre como estamos nos sentindo e como devemos reagir. Por isso, é necessário que você pare, relaxe por alguns minutos, respire lentamente, acalme o corpo e os pensamentos.

 

Durante esse processo, analise o que está lhe causando desequilíbrio e procure manter a calma para que possa agir da maneira mais saudável possível. Isso irá lhe permitir não ser tomado pelo calor da emoção e tomar atitudes impulsivas. Técnicas de meditação e relaxamento irão te auxiliar nessa situação.

 

Exercite o poder da gratidão
 

Aplicar a gratidão em sua rotina lhe permitirá renovar as energias e realizar um constante aprendizado para o autoconhecimento emocional. Quando você começa a ser grato às pessoas e ao universo por tudo, acaba eliminando as energias negativas que podem atacar diretamente seu equilíbrio emocional.

 

Para colocar esse exercício em prática, durante o início e o fim do dia, produza uma lista de coisas boas e positivas em sua vida e que ocorreram com você. Isso irá lhe proporcionar um grande aprendizado.

 

Permita-se sentir as emoções

Entenda que controlar suas emoções não significa reprimi-las. Por isso, permita-se sentir, entender e expressar o que sente. Você pode liberar seus sentimentos, mas tome decisões de maneira racional, e não por impulso. Quando liberamos o que sentimos, podemos analisar qual a origem dessa sensação e conseguimos tomar o controle das ações.

 

Seja positivo
 

O pensamento positivo é poderoso para transformar suas visões sobre o mundo e sobre si mesmo, além de trazer alívio, conforto e impulsionar na conquista de seus objetivos. Sendo assim, mantenha-se positivo, evitando pessoas e pensamentos tóxicos. Para isso, distancie-se de locais ou seres negativos. Procure ver o lado bom de cada momento, cultivando hábitos e momentos felizes.

 

Procure soluções assertivas
 

Existem certas situações em que a solução está na nossa frente, mas não conseguimos aplicá-la. Por isso, tome atitudes de maneira racional, vendo outras maneiras de vencer o problema.

 

Se estiver com dificuldade de ter uma visão clara da situação, converse com um amigo. Em certos momentos, é importante ouvir outros pontos de vista para abrir nossa mente para novas possibilidades de resolução.

 

Busque o autoconhecimento
 

Para adquirir o equilíbrio emocional, é muito importante que você saiba mais sobre si mesmo. Conhecendo-se melhor, será possível controlar as emoções, fortalecer a autoconfiança e as defesas sentimentais.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

TDAH - 32 Sintomas de TDAH Adulto

May 16, 2018

1/3
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2018 by Interstatus

Logo IS.png