O QUE É RESILIÊNCIA E COMO DESENVOLVÊ-LA

September 25, 2020

Em nossas vidas, passamos por diversas situações complexas, seja a morte de um ente querido ou uma decepção amorosa. Estamos sempre sendo obrigados a reagir rapidamente e vencer as dificuldades. Para isso, precisamos ser resilientes. Mas afinal, o que é resiliência?

 

Resiliência é a competência de se adaptar a mudanças, superar traumas, obstáculos ou enfrentar reações diversas com relativa facilidade, encontrando alternativas estratégicas e eficientes para resolver os problemas.

O que é ser uma pessoa resiliente?

 

 

Muitos se perguntam: O que é ser resiliente? É ser uma pessoa positiva, que possui capacidade de se realocar em qualquer situação e sempre encontra um estímulo para passar por cima das adversidades e transformar as experiências negativas em aprendizado.

 

Essa agilidade e sabedoria é indispensável para lidar com os dilemas simples ou grande complexidade. Segundo o psicólogo Robert Brooks, indivíduos com essas habilidades têm mais controle sobre suas vidas e se tornam mais dispostos a correr riscos.

 

O que é ser resiliente no trabalho?

 

Resiliência no trabalho é uma das características principais de um bom profissional. Independentemente das condições e dilemas que possam vir durante o caminho, esse trabalhador encara aos desafios de frente e busca novos meios de alcançar os objetivos.

 

Situações em que há transferências de setor ou de função, por exemplo, exigem essa flexibilidade, força e determinação do funcionário. Quando você é resiliente e consegue manter o equilíbrio, se destaca, ganha experiência e ainda mais energia para vencer os desafios.

 

Resiliência na vida pessoal e sentimental
 

Assim como nas atividades do trabalho, também é indispensável entender o que é resiliência na vida pessoal e sentimental. A vida é boa, mas ela não é fácil. Ela deve ser levada com perseverança e coragem e a felicidade, como muitos pensam, não acontece por acaso, ela é construída. Ao longo da sua vida, você vai passar por momentos difíceis e para superá-los, você precisa ser resiliente.

 

Compreender o que é resiliência e utilizá-la irá lhe trazer uma série de benefícios, como autocontrole emocional, empatia, autoconfiança e definição do projeto de vida.

 

Aprenda a ser resiliente

 

Agora que você já sabe o que é resiliência, pode compreender como usá-la. Separamos dicas práticas de como desenvolvê-la. Confira.

 

Seja flexível
 

Entenda que as coisas acontecem e não podemos controlá-las. Por isso, é necessário se adaptar. Foi transferido de setor no emprego? Antes de dizer qualquer coisa, pare por um minuto e reflita: “O que posso ver de bom nisso? De que maneira isso pode me fazer evoluir?”. Abrace as novas oportunidades.

Sorria mais
 

Tem passado por tantas adversidades que se esqueceu de quando foi a última vez que se divertiu? Seja mais leve, receba cada dia com um sorriso, mantenha o bom humor, não importa quão grande seja o problema. Fazendo isso, você ficará mais relaxado e terá uma melhora no ânimo e postura.

 
 
Tenha hábitos felizes e saudáveis
 

Desligue-se de relações ou lugares que sugam sua energia física e emocional. Seres e assuntos negativos devem ser evitados.

 

Cultivar coisas boas faz bem para tudo! Tenha um tempo para descansar, aprender coisas novas, se alimentar bem ou ler um livro. Você pode até mesmo dar uma caminhada pelo parque ou fazer uma trilha turística! Pratique vários hobbies e se preencha de momentos felizes.

 

Desenvolva a auto confiança
 

Entenda que é de extremo valor reconhecer habilidades e valorizá-las. Com isso, você irá longe e conseguirá alcançar planos e objetivos. Procure observar qualidades e aprimorá-las todos os dias.

 

É criativo? Perspicaz? Como conseguiria se desenvolver ainda mais e potencializar essas características? Estude e compreenda quem é seu eu interior e o que lhe faz ser tão único e especial.

 

Cultive atitudes e pensamentos positivos
 

Quando se trata de resiliência, o ponto-chave não é pensar nos problemas e sim em como resolvê-los. Foque nisso e evite que a negatividade tome conta de seus pensamentos. Ajude o próximo, ouça pessoas e suas conquistas, deseje sucesso e fique feliz por suas vitórias.

 

Gerencie o seu nível de equilíbrio
 

O dia a dia nos traz desafios, intercorrências, fatos inesperados que podem desencadear emoções negativas. Para combatê-las, inclua na rotina técnicas de relaxamento e meditação. Com elas, será possível desacelerar e limpar a mente, tirando o foco do momento ruim e lhe dando uma nova percepção.

 

Descubra-se
 

Você realmente se conhece? Sabe a fundo seus defeitos e qualidades? Para entender como ser resiliente, é necessário saber mais sobre sua personalidade.

 

 

 

Créditos: Sociedade Brasileira de coaching

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

TDAH - 32 Sintomas de TDAH Adulto

May 16, 2018

1/3
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2018 by Interstatus

Logo IS.png