4 dicas para gerar emoções positivas durante a quarentena

July 10, 2020

 

Diante do cenário que estamos vivendo, é comum sentir-se cansado e desanimado. Notícias ruins costumam nos deixar para baixo e talvez, não ter o apoio de pessoas próximas nos deixa ainda mais carente de um carinho ou somente uma boa conversa.

 

Pensando nisso, vou abordar um assunto muito importante perante o cenário atual, com o intuito de ajuda-lo a passar por tudo, de uma forma mais leve.

 

Geralmente nos perguntamos o que fazer para adquiri uma melhor qualidade de vida e saúde, ao contrário do que muitas pessoas pensam, somente o exercício físico e melhora da alimentação não ajudam 100% nessas causas, você sabia que, nossas emoções espelham em nosso sistema imunológico?

 

Ou seja, a positividade pode te deixar mais forte! Uma maneira importante de trabalhar esse papel na sua vida todos os dias é adquirir hábitos alegres, como emoções positivas dia após dia, além de tudo, essas emoções melhoram nossa saúde mental, emocional e física.

 

Não é uma tarefa fácil, você precisa de paciência e construir esse caminho todos os dias pode lhe fornecer um estilo de vida mais otimista e leve. São em momentos de maior dificuldades que mais precisamos cultivar nossas emoções positivas. Por isso, separei 4 dicas para gerar emoções positivas durante esse período difícil, continue a leitura.

 

  • O que são emoções positivas?

 

As emoções positivas consistem em um campo de importância do dia a dia. Isso pode contribuir de várias formas para a regulação de emoções, ajudam principalmente a desfazer o impacto tóxico do estresse sobre processos fisiológicos, favorecem a qualidade de relacionamento com o próximo, além de favorecer gradativamente para a construção de recursos pessoais e sociais fortes, o que favorece a saúde e a resiliência.

 

Em outras palavras, emoções positivas trazem bem-estar, equilíbrio e harmonia. E isso vem diretamente do nosso cérebro, esses sentimentos liberam a serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.

 

As emoções positivas estão interligadas a Psicologia Positiva, teoria que propõe o foco em pensamentos e atitudes positivas – trazem à tona uma sensação de motivação em relação ao modo de pensar e agir, o que promove a qualidade de vida.

 

Elas também estão relacionadas a ajudar pessoas a dar um passo para trás, isso não significa retroceder, mas sim, considerar seus problemas em diferentes perspectivas, vendo com mais facilidade o contexto maior. Ou seja, isso pode fazer com que elas visualizem maiores possibilidades, aumentando a tendência de construção abstrata (fazendo o questionamento de “por que” ao invés do “como” que todos nós nos perguntamos quando há algo errado).

 

Segundo Tugade e Frederickson (2004) “pessoas psicologicamente resilientes no dia a dia, quando participam de tarefas estressantes no laboratório, usam emoções positivas, para regular as negativas.” E a estratégia se mostra cada vez mais eficaz. As pessoas se recuperam rapidamente de efeitos fisiológicos do estresse do que pessoas menos resilientes. “Pessoas resilientes usam essa estratégia espontaneamente no seu cotidiano. Muitas vezes, reavaliam positivamente situações de estresse.

 

Fazem essa reavaliação espontaneamente. Mas a estratégia pode também ser aprendida por pessoas menos resilientes, que, desta forma, também conseguem acelerar a recuperação do equilíbrio fisiológico depois da vivência estressante” afirmam.

 

As emoções positivas abrem um leque de objetivos e sensações para quem consegue absorver de forma saudável tudo o que é lhe dito. Possibilitando uma vida harmoniosa, sendo mais fácil lidar com situações conflituosas, superando desafios e trabalhando sempre com foco em sua evolução como ser humano.

 

Sensações que aumentam nosso bem-estar, ampliam os limites da nossa mente, aumentando o repertório de recursos que dispomos para lidar com o ambiente ao nosso redor, assim mudamos o modo como vemos o mundo.

O melhor disso tudo, é que com o uso constante desses pensamentos, você expande seu bem-estar para quem compartilha do mesmo ambiente que você, o que pode criar um ambiente agradável e acolhedor.

 

Evocar emoções positivas, colabora para nosso florescimento e ajuda a contrabalançar os efeitos negativos os quais somos expostos.

 

  • Como desenvolver emoções positivas?

Para isso, primeiramente você deve se posicionar diante de uma mudança de hábito, com atitudes otimistas e motivadoras. Isso permitirá que você realize um maior desenvolvimento dos sentimentos.

Com isso, separei 4 dicas especiais para que você reflita sobre esse tema e torne-o presente na sua vida, todos os dias. Veja abaixo.

 

  • Confie e procure a felicidade

É difícil manter-se positivo em todos os momentos, as vezes a felicidade simplesmente não quer estar presente na rotina do dia a dia, e com isso a confiança de que tudo vai passar, pode desaparecer.

Mas apesar dos momentos difíceis, você precisa focar seus pensamentos em positividade e felicidade, isso te dará forças para enxergar além dos problemas, encontrando a solução deles, portanto, respire fundo, retrate a todo momento lembranças felizes que vierem a mente, como pessoas queridas. Isso abrirá sua mente para uma nova visão e ânimo. Superando os desafios, você alcançará novas conquistas, mantendo seu pensamento motivacional sempre em alta.

 

 

  • Seja grato

Ter esse sentimento tão puro é algo que transcende o nosso conhecimento racional. Nos promove um estado de espírito em que é possível ser grato não só por acontecimentos bons, mas também por acontecimentos não tão agradáveis, pois eles representam os ensinamentos ou lições da vida.

Um exercício muito importante, voltado para isso, é listar, ao menos, três motivos ou situações que ocorram no dia a dia em que você é grato.

 

  • Espalhe amor

O sentimento de amor é um dos pensamentos motivadores mais poderosos. Com ele você dissemina, além do cuidado, proteção, harmonia, felicidade e carinho. Procure usar sempre em suas ações diárias. 

Você vai perceber que, quando começar a enxergar o sentimento de amor no próximo, o mundo se tornará um lugar bem mais fácil de viver, e isso faz com que você fique mais satisfeito consigo mesmo.

 

  • Mantenha sua paz interior em alta

Encontrar a paz interior não é uma questão de alcançar e manter um estado de apatia ou indiferença, mas sim de acessar aquela paz interior que todos desejamos, da maneira correta e concreta, enquanto permanecemos comprometidos com a vida.

 

Escolher viver em paz é um movimento do espírito, uma atitude de vida e uma decisão. Valorize-se, pratique o amor próprio, entenda que o papel de ser feliz é somente seu, ninguém poderá ser feliz no seu lugar, vivendo a sua vida – portanto, saiba aproveita-lo da maneira correta e eficaz!

 

Podemos experimentar dificuldades e sentimentos ruins que levam o sorriso temporariamente para fora do nosso rosto, mas se seguirmos essas 4 dicas todos os dias, as emoções positivas se reafirmarão em nós e nosso sorriso retornará, uma e outra vez – mesmo que em alguns dias ele não apareça – eu tenho certeza que isso tornará tudo mais leve para ele voltar no outro dia.

 

 

Créditos (Flora Victoria – Sociedade Brasileira de Coaching)

 

 

 

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