7 Razões Para Fazer Terapia Comportamental Cognitiva

Você sabe o que é Terapia Comportamental Cognitiva, para que serve e como isso poderia ser aplicado no seu dia-a-dia? Neste artigo irei abordar alguns de seus fundamentos e pontos principais, para que possa haver melhor entendimento sobre esta técnica que ainda é desconhecida ou mal interpretada por muitos.

TCC – Terapia Comportamental Cognitiva – é uma das vertentes da psicoterapia, com suas raízes na combinação de conceitos do Behaviorismo com teorias cognitivas. A TCC compreende as maneiras de interpretação do ser humano em relação aos acontecimentos, e não ao contrário; isso significa que a forma como cada pessoa vê, sente e pensa, não reflete a realidade, mas ao invés disso, a sua própria interpretação dos fatos.

Levando tudo isso em consideração, é válido ressaltar que a TCC é uma abordagem extremamente precisa e direta, sendo utilizada para tratar diversos transtornos mentais de maneira eficaz, tendo como papel principal identificar padrões de comportamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, já que uma vez identificados, as mudanças positivas podem começar a acontecer. Portanto, voltando ao título do artigo, seguem sete de várias razões para se fazer TCC abaixo:

1. Te ajudará a ver as coisas de forma mais clara e a perceber a realidade pelo que ela de fato é; 2. Te auxiliará a tomar decisões de maneira mais assertiva e concisa; 3. Trará mais clareza para os seus pensamentos; 4. Facilitará a resolução e prevenção de problemas; 5. O tratamento refletirá no seu estado de humor e comportamento; 6. Causará conscientização sobre hábitos que antes eram despercebidos; 7. É uma forma de prevenção contra recaídas, ensinando o paciente a lidar com fatores que desencadeiam situações negativas.

Como já foi dito, existem inúmeros pontos positivos em se fazer TCC, e os resultados com certeza vão te surpreender! Não há limitações em termos de quem deve e de quem não deve se beneficiar de tais técnicas: crianças, adultos, homens, mulheres, pessoas com algum tipo de transtorno mental, ou alguém que está passando por algum tipo de conflito interno – todo mundo pode fazer.

Entretanto, a TCC é altamente recomendada em casos de depressão, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, síndrome do pânico, fobia social e outras situações que possuem como base fundamental os comportamentos, pensamentos e emoções da pessoa com relação à vida.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2018 by Interstatus

Logo IS.png