5 Dicas Para Gerenciar o TDAH na Vida Adulta

November 30, 2018

 

O TDAH é muito discutido na infância, porém ele também afeta a vida adulta. Por ser pouco discutido, o TDAH na vida adulta é mais recorrente do que se pensa e menos diagnosticado. Para quem tem TDAH na vida adulta, algumas tarefas do cotidiano podem ter mais desafios. Por isso, separamos 5 dicas para melhorar a sua rotina:

 

1 - Exercite-se: Verifique o tempo de exercício a cada dia. O exercício ajuda a aumentar o foco atencional e a diminuir o excesso de energia, ajudando a combater os sintomas de depressão, irritabilidade, hiperatividade ou impulsividade. Ter um programa de exercícios em sua rotina diária lhe trará muitos benefícios.

 

2 - Crie prazos para seus projetos: Aprenda a gerenciar o seu tempo. Se você tem tendência à procrastinação, esboce seus projetos estabelecendo prazos para cada etapa dos mesmos. Do mesmo modo, se você estiver trabalhando em casa, estabeleça um limite de tempo para completar suas tarefas, por partes. Você pode usar estratégias para se ajudar, como o uso de despertador de relógio ou do celular, por exemplo. Classifique suas metas com os respectivos prazos.

 

3 - Crie um registro de atividades diárias: Selecione as suas escolhas em ordem de importância. Veja o que precisa ser feito e complete os itens mais importantes em primeiro lugar. Deixe os menos importantes para depois. Se você se distrair, ainda assim você vai ter conseguido realizar os itens mais importantes do dia.

 

4 -  Realize todas as suas tarefas e atividades em etapas: Adultos com TDAH estão frequentemente sobrecarregados com grandes projetos e tarefas. Muitas vezes isso faz com que os projetos fiquem inacabados ou até mesmo sequer iniciados. Ao invés de olhar o projeto como uma longa e única tarefa a ser concluída, veja-o de modo fatiado. Por exemplo, se você for limpar a sua casa, estabeleça uma ordem: em primeiro lugar faça as camas, em segundo arrume a sala e por fim a cozinha. Não se preocupe com nenhuma outra coisa até completar o que estiver fazendo naquele momento.

 

5 - Procure tempo no seu dia para relaxar: Use um tempo de transição – para desestressar e relaxar. Deixe sua família saber que quando você chega em casa do trabalho, você precisa de alguns minutos de silêncio, para se organizar mentalmente, antes de se dedicar às atividades familiares.

 

Com essas dicas simples, você pode gerenciar melhor o seu tempo e ganhar qualidade de vida na sua rotina diária. As dicas te auxiliarão em deixar as coisas mais nítidas e menos complicadas.

 

Fonte:

www.tdah.org.br

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