Musicoterapia: O que é?


A musicoterapia é uma técnica terapêutica com a utilização da música, seja ela com letra ou somente na forma instrumental, para tratar pacientes. É a junção entre arte e saúde, promovendo a comunicação, expressão e aprendizado.

O objetivo da musicoterapia não é aprender a cantar ou tocar um instrumento, mas sim, saber reconhecer sons, tendo a possibilidade de expressar suas emoções através destes sons e facilitar a organização e a forma de se relacionar de seu paciente.

Além de proporcionar sensação de bem-estar, a música quando usada como terapia, pode trazer benefícios para a saúde como aumentar a capacidade respiratória, estimular a coordenação motora, controlar a pressão arterial, melhorar distúrbios de comportamento, o humor, a concentração e o raciocínio lógico.

A música também pode agir diretamente na região do cérebro que é responsável pelas emoções, gerando motivação e afetividade, além de aumentar a produção de endorfina, que uma é substância naturalmente produzida pelo corpo, que gera sensação de prazer. Isso acontece porque o cérebro responde de forma natural quando ouve uma canção, e mais do que lembranças, a música quando usada como forma de tratamento pode garantir uma vida mais saudável.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2018 by Interstatus

Logo IS.png